terça-feira, 26 de outubro de 2010

"OLHAR EM CONSTRUÇÃO": II e III FESTIVAL DE ARTE DA REDE ESTUDANTIL_2005_2006

Documentário Digital



VIDEO FERA TOLEDO, 2005,
Oficina Documenttário Digital por  Eduardo Acunã Coelho:
Captações e Imagens no decorrer do Festival

1ª PARTE  OFICINAS DE  TEATRO

Teatro de Comédia dell Arte
História/ movimento de todos os personagens, sonoplastia....
Teatro de Comédia por  Isabele Pereira.


"Construir amparatos, experimentos, de uma arte milenar"Teatro de Sombra por Marcello Santos.

Ferramentas,  Clow ( palhaço), mímica, ser artístico, causar o riso, fazer aluno aprender a aceitar o seu defeito, trabalhando, evoluindo, brincando -"Esse ser comediante ele vive sempre dentro da gente" "Não somos perfeitos em tudo, devemos ser nós mesmo e fazer o que temos de melhor" Teatro Mímica por Edson Galioto - in memória.

"Resgate da cultura local através da intregração do folclóre, exercicio do olhar do perceber"Integrando o Folclore e o Teatro por Flavia Strongolli

  Alem do Autor, maneiras de se ver e interpretar  a vida.
"Somos seres humano que precisamos viver artisticamente",Conhecendo Arte Dramática: por João Pedro

 Teatro nasce de seu  ritual  festivo em relação: homem e a natureza
O uso da  mascára é transformação é transfiguração para o ser.
 Relação interpessoal, ativa a festa interior do ser  verdadeiro, de quem precisa falar, comunicar algo.
"Sou livre para expressar meus sentimento as minhas idéias" Teatro Festa  por Renato Perré.

III FESTIVAL DE ARTE DA REDEDE ESTUDANTIL 2006


Educação

Festival de Arte da Rede Estudantil encerra programação de 2006 - 24/09/2006 11:24

O Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) encerrou suas atividades de 2006 neste sábado (24), em Curitiba. Foram cinco dias em que os alunos se divertiram e aprenderam brincando no Parque Barigüi. A coordenadora do Fera, Alexandra Gil, destaca que o Festival está enraizado na escola pública paranaense. “O projeto passou por um processo intenso de amadurecimento, juntamente com os alunos que participam”, frisou.

Para marcar a despedida de Curitiba, os mais de 4 mil alunos e professores participantes se reuniram num grande desfile em forma de cortejo, para fazer uma pré-apresentação dos trabalhos feitos durante o Festival, como instrumentos musicais e bonecos gigantes. No começo da tarde houve as apresentações finais dos trabalhos. Durante todo o evento, os participantes participaram de oficinas artísticas, assistiram a dezenas de apresentações de artistas profissionais e de grupos formados por alunos.

O show de encerramento ficou por conta da Orquestra de Metais e Percussão do Paraná – Paraná Brass, que animou os alunos com um repertório de clássicos e temas de filmes e desenhos animados – Os Flintistones, Pantera Cor-de-Rosa, James Bond, Missão Impossível. A orquestra tocou ainda algumas músicas de Tim Maia, o que transformou a cerimônia de encerramento em um verdadeiro carnaval.

Participantes – Tais Cristina Sampaio, 13 anos de idade, aluna do Colégio Estadual Victor do Amaral, de Curitiba, conta que este é o terceiro ano que participa do Festival. “Gosto muito do Fera e, por isso, acho que deveria ter uma duração maior, pelo menos 20 dias em cada etapa”, afirma. Paula Mariê Dias, que também tem 13 anos e estuda com Tais no Colégio Estadual Victor do Amaral, conta que gostou muito das apresentações e das oficinas, principalmente a de turismo. “Foi muito legal participar novamente do Fera. Esta é a segunda vez que participo”, disse.

Para a professora Gracilene Zen, o Fera tem um aspecto importante na educação dos alunos. “A abertura, que foi realizada no Teatro Guaíra, foi uma grande oportunidade para que os alunos conhecessem o teatro”, ressalta. “Minhas alunas participaram da oficina de turismo e, com isso, foram conhecer alguns museus da cidade. Isto é muito importante”, frisa.

O maior evento nacional estudantil de arte, o Fera estreou em 2004 e tem por objetivo desenvolver atividades pedagógicas, artísticas e culturais nas diversas áreas para enriquecer a formação de alunos e professores da rede estadual de ensino e melhorar o uso do tempo e do espaço escolar, além de fortalecer a integração entre a comunidade escolar. “Nosso objetivo é o fortalecimento do ensino e da aprendizagem por meio das atividades culturais”, salienta Alexandra Gil.
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, SERÁ UM PRAZER COMPARTILHAR COM VOCÊ
Saiba como utilizar para garantir a qualidade das discussões e do conteúdo:
Em respeito às regras de direitos autorais.
As imagens publicadas, deste blog levam os créditos das fontes. Ao copiá-las,credite a fonte,em respeito às regras de direitos autorais.
Sobre os comentários
Você é livre para comentar os artigos deste blog.
Os comentários serão publicados, mesmo que você discorde da opinião do autor, desde que atendam às seguintes condições:


1. Refiram-se ao assunto tratado na respectiva postagem e façam sentido em relação ao contexto a que se referem;

2. Respeitem leis e normas vigentes: não contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, preconceituoso, discriminatório, pornográfico, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, que desrespeite a privacidade alheia ou direitos de terceiros, ou que seja contrário à moral e aos bons costumes.

Um Abraço: Ronel Corsi

LICAR:Artes Plástica
http://ronelcorsiolharfamiliar.blogspot.com/2010/09/olhar-em-construcao.html