quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Olhar em Construção: Turismo, Acervo histórico: fotografia


 

Conheça Gramado

Gramado está localizado no coração da Região das Hortênsias. Considerada a cidade mais charmosa da Serra Gaúcha, é marcada pela beleza de suas ruas e atrativos, além de ser o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil. Aqui o clássico e o moderno se encontram, a herança germânica se apresenta na arquitetura enxaimel da Bavária, a cultura italiana está presente na farta gastronomia, que está em harmonia com o moderno comércio e com os grandes eventos como o tradicional Festival de Cinema e o encantador Natal Luz de Gramado. Seja no inverno com as temperaturas abaixo de zero ou na primavera quando florescem as hortênsias, Gramado é um lugar ideal para quem busca tranquilidade e aconchego, ou simplesmente sentir-se bem num local charmoso desfrutando os famosos chocolates e deliciando-se nos cafés coloniais.

Curitiba Paraná, Quinta Feira, 13 de Agosto de 2009
Assunto em referência:
Viagem à Porto Alegre Rs, com rapida passagem em Gramado e Canela




Hoje vou falar mais da viagem rápida que fiz a Porto Alegre nos primeiros dias do Mês de Agosto, quando aproveitei para ir com minha namorada a Gramado e Canela
Começamos uma jornada de avião de Curitiba até o Rio Grande.
No dia seguinte partimos de ônibus de Porto Alegre,em duas horas chegamos a Gramado Rs,numa cidade muito bonita, com caracteristicas arquitetônicas européias,numa temperatura de 10 graus para aqueles dias de Inverno,dizem que nestes lugares no inverno,costuma-se a ter temperaturas a baixo de Zero graus.






A foto abaixo retrata uma Obra escultura em homenagem a um cidadão da cidade, maestro Eliazar de Carvalho.
















Os Hotéis da cidade e demais dependências são compostos de Calefação para proporcionar ambientes agradáveis ao Turista.

Tratando-se de uma pequena cidade,com uma estrutura turística nos seus pontos principais de imensas fachadas,casas,igrejas e hotéis,nestas construções muitas delas foram consolidadas aproveitando as ladeiras com imensos declíveis geográfico,contrastando a outros lugares planos e construções baixas.
As estradas e caminhos em curvas num cenário de paisagens e paralelepipidos. As lojas na maioria regadas de vinhos e queijos e produtos artesanais tipicos,bonecos gigantes,artistas de rua entre os restaurantes e cafés colonial.




A foto abaixo retrata o local de informações de pontos turisticos de Gramado Rs.




A maior atração é O Festival de Cinema de Gramado.



Fomos ao tour realizado nos principais pontos das cidades Gramado e Canela.

De Gramado tomamos um ônibus em 15 minutos chegamos a Canela. Esta cidade, com uma estrutura turísticas menor, faz referências, marketing e camisetas da cidade de Gramado e ao Festival de Cinema.


Detalhes de uma loja indiana em Canela





A principal observação e destaque arquitetônico de Canela é a igreja de Nossa Senhora de Lourdes.
Abaixo Selecionei algumas fotos, onde a leitura da imagem reforça o entendimento melhor que o verbo.









Ronel Corsi



Ensaio Fotográfico: Ronel Corsi, passeio em Gramado Rs/Agosto 2009

Acervo: Quadros do corredor do hotel VO Mario em GRAMADO





A foto abaixo trata-se de um disco em vinil, RCA Victor,Música Fascinação/Carlos Galhardo



A FOTO ABAIXO DATADA DE 1904, MOSTRA QUE FOI UMA LEMBRAÇA ENVIADA AO RIO GRANDE DO SUL, Com escrita de próprio punho sobre o lado direito da foto

VISTO NO RODAPÉ DA FOTO :Transcrevo tal qual a escrita: CURITYBA PARANÁ BRASIL PALAGIO DO GOVERNO LEMBRAÇA DE CURITYBA 1904

Também escrito ao da foto, o qual transcrevo abaixo
"Snr Dico ! Campinas 26-10-1904, Envio-lhe estas duas bellas vistas em troca dos seus bonitos cartões lembraças de Curityba".



A FOTO ABAIXO DESTACA, CURITYBA PARANÁ- PRESUME-SE QUE TAMBÉM SEJA DE 1904-
DESTACANDO A RUA BARÃO DO RIO BRANCO.



c