quarta-feira, 1 de abril de 2009

FERA

OBS.CLIK OU VEJA ABAIXO COMENTARIO (1)


Posted by Picasa

E N S I N O D A A R T E

Emma Koch e Ricardo Koch 



Direcionaram predominantemente suas carreiras para o ensino na rede pública de ensino no Paraná . Arrojados e visionários, Emma e Ricardo Koch implantaram novas formas de se entender a arte, filosófica, estética e metodologicamente na educação. Emma dizia sempre: todo mundo é capaz de desenhar. Já traçava tendências contemporâneas para o ensino da arte, quando dizia que uma das funções do professor além de ensinar, seria ensinar o aluno a pensar e refletir sobre suas experiências. [...] Emma era uma arte-educadora inata, para quem pintar era uma atividade criadora tão importante como tocar piano ou representar. (ARAÚJO: 1988, p.15). Emma Koch, envolveu-se mais com a arte-educação infantil, e Ricardo Koch dedicou-se predominantemente ao trabalho com adolescentes.






 Enviado em 2009 Artistas homenageados: Dalton Trevisan, Emma koch e Ricardo Koch, Ina
mi Custódio Pinto, Rita Pavão, Lala Shinaider, Paulo Friebe, Guido Viaro, Waltel Branco, Palminor Rodrigues Ferreira ( Lápis). , Palhaço Picolino. Imagens e Leitura: Ronel Corsi Objetos pesquisados com familiares dos homenageados e orgãos públicos: Biblioteca Pública do Paraná, Museu Paranaense. Categoria Educação Licença Licença padrão do YouTube

Padrinho FERA Música- Waltel Branco Aos 79 anos, o músico nascido em Paranaguá, pode ser considerado uma peça fundamental na produção musical brasileira e mundial. É violonista, compositor, arranjador, maestro e professor. Seu arranjo de maior sucesso foi a criação do tema para o filme A Pantera Cor de Rosa. Dentre as mais importantes parcerias do maestro estão João Gilberto, Roberto Menescal e Baden Pawell. Waltel Branco trabalhou para a Globo, fazendo cerca de 5 mil composições para os mais diversos títulos televisivos, como Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Pecado Capital e O Bem-Amado, entre muitos outros. Em 2005, foi lançado o filme "Descobrindo Waltel", documentário de 15 minutos, dirigido por Alessandro Gamo. O trabalho recebeu prêmios em Curitiba e também na 16ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Parte da produção é composta por depoimentos de Ed Motta, Sérgio Cabral, Roberto Menescal, apresentando as influências e contribuições do maestro para a música brasileira. Também em 2005, foi um dos compositores da música Fera Pantera, criada para o Festival de Arte da Rede Estudantil, o FERA.


2 comentários:

  1. Ola sou o professor Ronel Corsi , integrante da rede estadual de ensino do Paraná, a partir de 1989, habilitado em Artes Visuais e Especialização:Didática e Metodologia de Ensino. Adquiri várias experiências de pesquisas e garimpagem em torno da Arte Educação, na rede estadual e municipal : sala de aula, 1ªa 8ª séries e 2º grau (estudos gerais, magistério, correção de fluxo, educação de jovens e adultos entre outros).Trabalhei como professor de arte em diferentes escolas do município à zona rural.
    No setor da SEED a partir de 2002, Minha função foi como técnico pedagógico na disciplina de Educação artística, onde pude participar de seminários e diferentes discussões, norteadoras da reformulação curricular, historia e cultura afro brasileira , cultura indígena e outras reflexões e ações no contexto da escola.

    De 2004 -2007- Integrante da equipe pedagógica e assessoramento na elaboração do projeto Festival de Arte da Rede Estudantil-FERA. Incentivos e apoio aos NRE's, aos alunos e professores integrados as áreas da disciplina de Arte, dirigentes, líderes políticos, artistas e docentes oficineiros que cumpriram a tarefa entendendo e conduzindo, incorporando uma visão de mundo e em sua prática a responsabilidade de transformá-la com a experiência e histórica vivida. Pesquisas em relação as temáticas, personalidades da arte, homenageados, critérios específicos de apresentação nas áreas: Artes Visuais, Áudio Visual ( Cinema e radio).Artes Literárias , Teatro, Arte Circense, Música, Dança.
    O FERA teve como premissa incentivar experiências nas diversas areas artísticas, desenvolvendo a interdisciplinaridade, trabalhando o conhecimento da arte e da cultura, contribuindo para a reflexão sobre a arte na educação e ainda, promovendo o intercâmbio regional enriquecendo o tempo e o espaço escolar.
    Assim, Os FERAs -2004- 2007 ocorreram em escolas e em espaços alternativos e descentralizados tais como parques de exposição, centros culturais, teatros, auditórios, ginásios,cinemas, escolas, universidades e praças públicas, entre outros.
    ________________________________________
    No Festival de Arte da Rede Estudantil, fizemos algumas pesquisas em torno da arte, destacando pessoas ilustres nas diversas áreas especificas da arte, as quais descamos a seguir:



    E N S I N O D A A R T E

    Emma Koch e Ricardo Koch

    Direcionaram predominantemente suas carreiras para o ensino na rede pública de ensino no Paraná . Arrojados e visionários, Emma e Ricardo Koch implantaram novas formas de se entender a arte, filosófica, estética e metodologicamente na educação. Emma dizia sempre: todo mundo é capaz de desenhar. Já traçava tendências contemporâneas para o ensino da arte, quando dizia que uma das funções do professor além de ensinar, seria ensinar o aluno a pensar e refletir sobre suas experiências. [...] Emma era uma arte-educadora inata, para quem pintar era uma atividade criadora tão importante como tocar piano ou representar. (ARAÚJO: 1988, p.15). Emma Koch, envolveu-se mais com a arte-educação infantil, e Ricardo Koch dedicou-se predominantemente ao trabalho com adolescentes.


    P A D R I N H O D O F E R A
    Música- Waltel Branco
    Aos 79 anos, o músico nascido em Paranaguá, pode ser considerado uma peça fundamental na produção musical brasileira e mundial. É violonista, compositor, arranjador, maestro e professor. Seu arranjo de maior sucesso foi a criação do tema para o filme A Pantera Cor de Rosa. Dentre as mais importantes parcerias do maestro estão João Gilberto, Roberto Menescal e Baden Pawell.
    Waltel Branco trabalhou para a Globo, fazendo cerca de 5 mil composições para os mais diversos títulos televisivos, como Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Pecado Capital e O Bem-Amado, entre muitos outros.
    Em 2005, foi lançado o filme "Descobrindo Waltel", documentário de 15 minutos, dirigido por Alessandro Gamo. O trabalho recebeu prêmios em Curitiba e também na 16ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Parte da produção é composta por depoimentos de Ed Motta, Sérgio Cabral, Roberto Menescal, apresentando as influências e contribuições do maestro para a música brasileira. Também em 2005, foi um dos compositores da música Fera Pantera, criada para o Festival de Arte da Rede Estudantil, o FERA.
    V e r a S c h u b e r t

    Com 99 anos de Idade, a pianista clássica, educadora musical, Vera Schubert é uma figura considerada sublime: Uma mulher que é um dos símbolos de Umuarama. Consagrada pela Academia Musical Schubert, como manda a tradição, ensinou aos treze anos a filha Marion, que veio a tornar-se, também, professora da Academia Schubert. Para a filha, Vera passou todos os seus conhecimentos herdados de sua mãe pianista e sua primeira professora. Na família, Vera teve influências também de três tios que estudavam "contraponto" e "regência" com Gustav Mahler, Anton Bruckner e Leschetizki.


    C U L T U R A P O P U L A R

    Inami Custódio Pinto

    Na vida de Inami Custódio Pinto, destaca-se seu amor e envolvimento com as culturas populares e com o folclore paranaense. Professor e pesquisador, Inami Custódio Pinto é curitibano, nascido em 1930. Seu nome, Inami, significa em tupi-guarani: "água azul". Iniciou-se seus estudos em educação musical na sua infância e aliou esses conhecimentos ao seu interesse pela pesquisa folclórica. Fez suas primeiras pesquisas no litoral paranaense por meio de contato com pescadores e nativos das ilhas da região. Realizou os primeiros registros em áudio e vídeo do Fandango Paranaense e ampliou sua área de coleta de informações percorrendo as regiões de aldeamentos indígenas, e no convívio, ia gravando sons das línguas para estudar a variação de sons e significados entre os diversos grupos indígenas.
    É considerado um pioneiro nos estudos de nossas raízes culturais e seus conhecimentos e capacidade profissional renderam-lhe reconhecimento nacional e internacional. Ministrou aulas da disciplina de Folclore na Faculdade de Educação Musical do Paraná, depois Faculdade de Artes do Paraná, realizou várias palestras, foi presidente da Primeira Jornada de debates sobre o Folclore Nacional, participou de vários projetos culturais do Estado do Paraná. Trabalhou no Museu Paranaense na elaboração do Catálogo Etnográfico Brasileiro e no Museu da Imagem e do Som, na organização da Divisão de Folclore e pesquisas Históricas.

    T E A T R O

    Lala Schneider

    A atriz, nascida em Irati trabalhou em radionovelas na década de 1940, entre elas no Teatro da Rádio Clube e, radionovelas da Rádio Colombo, na década de 50. Participou de telenovela na Rede Globo (Felicidade, de Manoel Carlos na década de 80). Teve participação no Cinema, em diversos curtas- paranaense, em 2004 recebeu prêmio no Festival de Gramado. Foi a grande dama do teatro paranaense como atriz e professora. Faleceu neste ano, deixando inúmeros discípulos e admiradores em todo o território nacional pela visão e pela relação que possuía a respeito do teatro como "loucura e emoção".
    M Ú S I C A

    Palminor Rodrigues Ferreira - o "Lápis"

    Nascido em 1942, o curitibano foi compositor, percussionista, violonista e é considerado um dos mais representativos compositores paranaenses. Suas composições são influenciadas pela produção musical da década de 1960. Possuía uma forma diferenciada e harmoniosa de compor e interpretar o samba da Bossa-Nova, as baladas românticas da Jovem- Guarda, os Beatles e o Tropicalismo. Sua obra reúne vários estilos, do samba de roda ao bolero urbano, do repente nordestino à música de vanguarda. Uma das suas músicas de maior sucesso foi Onde ela mora. Faleceu em 1978.
    D A N Ç A

    Rita Pavão
    Nascida em 1953, Rita Pavão marcou o cenário paranaense como uma das maiores bailarinas e coreógrafas do Paraná e do Brasil. Foi também atriz, professora e pesquisadora de dança e yoga. Iniciou aos 5 anos, o balé clássico com Tadeu e Milena Morozowicz e Nina Biega, no "Balé Thalia," onde após 9 anos, foi professora. Optou pela profissão de bailarina, indo morar e estudar em San Diego, obtendo o diploma de "Bacharel em Belas Artes" (1979), em Dança Moderna e Coreografia, na "School of Performing Arts" da "United States International University". Nos sete anos fora do Brasil, atuou como bailarina e coreógrafa junto à companhia de Dança da "U.S.I.U ".
    Em 1981 abre o "Studio Rita Pavão" onde atuou como diretora artística, coreógrafa, professora e bailarina , sendo responsável, entre 1981 e 1993, pelas produções. Faleceu em 2006.
    A R T E S V I S U A I S

    Guido Viaro
    De nacionalidade italiana, Guido Viaro foi o responsável por introduzir a modernidade nas Artes Plásticas do Paraná. Possuía a consciência de que só a educação através da arte humaniza a sociedade. Foi o representante de importantes mudanças em prol da ampliação da liberdade de expressão do artista e do público infantil, criando a Escolinha de Arte do Ginásio Belmiro César, em 1937 e, mais tarde, regularizou o "Centro Juvenil de Artes Plásticas que funciona até hoje.
    Faleceu em 1971. Influenciou várias gerações de artistas entre eles Fernando Velloso, Mário Rubinski, Domício Pedroso, Luiz Carlos Andrade Lima, Fernando Calderari, João Osório Brzezinski, Ivens Fontoura, Eduardo Zimmermamm.
    A R T E S L I T E R Á R I A S

    Dalton Trevisan

    Nascido em 1925 é considerado, o maior contista moderno do Brasil. Possui um prestígio incomum nas maiores capitais do Brasil e no exterior. Editou a revista "Joaquim", uma homenagem a todos os Joaquins do Brasil. O periódico, tornou-se porta-voz de uma geração de escritores, críticos e poetas nacionais. Estudou Direito e trabalhou como repórter policial e crítico de cinema. Ao dedicar-se exclusivamente ao conto, (só teve um romance publicado: "A Polaquinha", Dalton tornou-se o maior escritor do gênero no Brasil. Em 1996, recebeu o Prêmio Ministério da Cultura de Literatura pelo conjunto de sua obra. Figura misteriosa por enclausura-se em casa e dificilmente dar entrevista, Dalton Trevisan, recebeu nome de "Vampiro de Curitiba", título de uma de suas obras. Muitos dos seus contos transformaram-se em espetáculos, entre eles, Uma Vela para Dario,A Filha Perdida, Morre Desgraçado, Balada das Mocinhas do Passeio e O Plano.



    A R T E C I R C E N S E

    Roger Avanzi "o Palhaço Picolino"
    Roger Avanzi, o “Palhaço Picolino” nasceu em 1924, no circo Nerino após dez anos da estréia. Dedicou-se durante muitos anos até o fim do circo, em 1964.
    Nerino Avanzi, dono do circo e pai do Roger Avanzi, representa a primeira geração circense da Família Avanzi. Em sua atuações na juventude, Roger fazia pontas em dramas e tempos depois passou a representar papéis de ator, protagonista dos dramas e das comédias de pastelão. Seu estilo foi bastante tradicional e todo o seu instrumental foi baseado na construção do seu pai, o Palhaço Picolino I: usava casaca grande preta, colarinho grande, calça com suspensório, chapéu coco e sapatos longos.

    Artistas paranaenses homenageados em 2005
    Além do tema, serão homenageados no II FERA, os seguintes artistas paranaenses:
    Torresmo Queirolo – CIRCO
    (Brasil José Carlos Queirolo)

    Data de Nascimento: 1917
    Data de Falecimento: 1996
    Local de Nascimento: Espírito Santo do Pinhal (Nasceu em 1917 e faleceu em 1996). No picadeiro do Circo, Torresmo começou como palhaço Chicharrãozinho aos 3 anos, acompanhando as apresentações do pai, o palhaço Chicharrão, e fazendo carreira itinerante com o circo Queirolo por diversos estados brasileiros. Foi o primeiro palhaço a conquistar fama na televisão brasileira. Foi Bombonzinho, Berimbau e Fubuca, antes de estrear seu primeiro programa no dia 12 de outubro de 1950, Dia da Criança, na TV Tupi. Foram 14 anos de sucesso, fizeram programas como “Gurilândia”, “Pantomimas Circenses”, “Circo Bombril”, “O Grande Circo” e “Pullmann Júnior”. Em 1988 participou do programa “ZYB Bom”, na “TV Bandeirantes”.
    Brazílio Itiberê – MÚSICA

    Data de Nascimento: 01/08/1846
    Data de Falecimento: 11/08/1913
    Local de Nascimento: Paranaguá (Brazílio Itiberê da Cunha, nascido em Paranaguá em 1846 e faleceu em Berlim em 11/08/1913), é considerado como um dos precursores da música brasileira de caráter nacionalista. Estudou piano e violino, e foi para o piano que compôs suas obras mais importantes e conhecidas. A música de Brazílio Itiberê pode ser dividida em duas vertentes: a de cunho nacionalista e a que segue as tendências da música internacional de sua época. A organização formal das peças musicais indicam a competência profissional do músico. Vasco Mariz diz em seu livro “História da Música no Brasil” que Liszt teria interpretado a obra de Brazílio Itiberê em Roma e possivelmente gravado-a em cilindro de pianola. Sua música é um legado de um contexto social-histórico que honra a cultura brasileira.
    Odelair Rodrigues – TEATRO

    Data de Nascimento: 14/07/1935
    Data de Falecimento: 02/07/2003
    Local de Nascimento: Curitiba (A atriz Odelair Rodriguês nasceu em Curitiba em 14/07/1935 e faleceu em 02/07/2003). Foi um dos nomes mais conhecidos da cena cultural do estado, tendo sido uma das pioneiras da televisão no Paraná e grande dama do teatro curitibano. Formada pelo Corpo Cênico do Colégio Estadual do Paraná. Ao longo de sua carreira, participou de filmes, novelas, programas de TV, comerciais e peças de teatro. Ao longo de sua vida recebeu troféus como melhor atriz em 1956, 1977, 1979, e o prêmio “Bicho do Paraná” em 1999. Na década de 90 fez o espetáculo Circo da Lapa, com direção de Oraci Gemba.
    Helena Kolody – ARTES LITERÁRIAS

    Data de Nascimento: 12/10/1912
    Data de Falecimento: 15/02/2004
    Local de Nascimento: Cruz Machado (A poetisa Helena Kolody, professora de biologia e poeta, nasceu no município de Cruz Machado - PR em 12/10/1912, e faleceu em 15/02/2004). Filha primogênita da pais ucranianos. Escreveu uma obra poética de grande lirismo romântico. Em 1941 lançou seu primeiro livro de poesia: Paisagem Interior em 1993; a comunidade nipônica outorgou-lhe o nome haicaísta “Reika – perfume da literatura ou renomada fragrância da poesia”, foi a primeira a colocar haikai em seus livros, marcando assim, a presença do poemeto, independente das ondas e modismos. Portanto, teve grande influência na expansão e afirmação do haikai paranaense.
    Miguel Bakun – ARTES VISUAIS

    Data de Nascimento: 28/10/1909
    Data de Falecimento: 14/02/1963
    Local de Nascimento: Marechal Mallet (Nasceu em 28/10/1909, em Marechal Mallet, sul do Paraná e morreu, aos 54 anos, em 14/02/1963, em Curitiba). Desde cedo sentiu grande inclinação artística. Em 1928, na marinha do Rio de Janeiro conhece seu grande incentivador, o cabo Pancetti, conhecido pintor de marinas. Em 1930, retorna à Curitiba e reinicia sua vida como fotógrafo brilhante, somente em 1937 instala seu atelier incentivado por Groff e Viaro em 1947. Em vida, recebeu várias premiações: Medalha de Ouro do Clube Concórdia; menção honrosa; Salão Paranaense de Belas Artes em 1953, 1956, 1960, 1961 e 1962.
    Aníbal Requião – AUDIOVISUAL

    Data de Nascimento: 21/03/1903
    Data de Falecimento: 07/12/1966 (Nasceu em 21/03/1903 e faleceu em 07/12/1966), realizou a primeira experiência fílmica paranaense e uma das primeiras do Brasil. Foram registradas pelas câmeras de Requião os carnavais de 1905 e 1910, a chegada de Afonso Penna em Paranaguá e reuniões turísticas no Jockey Club. Deixou cerca de trezentos rolos de filmes irremediavelmente destruídos no incêndio que houve na Fundação Cinemática Brasileira e em 1908 inaugurou o Smart-Cinema na rua Quinze de Novembro, não o primeiro cinema de Curitiba, mas o primeiro a fazer exibições diárias.
    Carlos Henrique Cortiano Wagner – DANÇA

    Data de Nascimento: 24/08/1963
    Data de Falecimento: 10/09/2004 (Nasceu em 24/08/1963 e faleceu em 10/09/2004), formado em Educação Artística com habilitação em música pela Faculdade de Artes do Paraná, em 1991. Apesar da formação e carreira musical, desenvolveu pesquisa e trabalho de Danças Sagradas, estilo milenar oriundo dos mosteiros orientais. Esta dança tem como objetivos: desenvolvimento da consciência e controle emocional e o aumento do número de posições e combinações físicas coordenadas com movimentos simultâneos. No I FERA, em 2004, ministrou a oficina de Composição Coreográfica em Danças Sagradas.

    ResponderExcluir
  2. Noticias relevantes sobre o Festival de Arte da Rede Estudantil FERA 2004.

    http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/makepdf.php?storyid=766

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO, SERÁ UM PRAZER COMPARTILHAR COM VOCÊ
Saiba como utilizar para garantir a qualidade das discussões e do conteúdo:
Em respeito às regras de direitos autorais.
As imagens publicadas, deste blog levam os créditos das fontes. Ao copiá-las,credite a fonte,em respeito às regras de direitos autorais.
Sobre os comentários
Você é livre para comentar os artigos deste blog.
Os comentários serão publicados, mesmo que você discorde da opinião do autor, desde que atendam às seguintes condições:


1. Refiram-se ao assunto tratado na respectiva postagem e façam sentido em relação ao contexto a que se referem;

2. Respeitem leis e normas vigentes: não contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, preconceituoso, discriminatório, pornográfico, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, que desrespeite a privacidade alheia ou direitos de terceiros, ou que seja contrário à moral e aos bons costumes.

Um Abraço: Ronel Corsi

LICAR:Artes Plástica
http://ronelcorsiolharfamiliar.blogspot.com/2010/09/olhar-em-construcao.html