terça-feira, 9 de março de 2010

Olhar em Construção :Dada e Marcel Duchamp - movimento anti-arte.

A importância do movimento Dada e da obra de Marcel Duchamp para a anti-arte.

 O francês Macel Duchamp expôs num salão artístico, em1917, um mictório de banheiro masculino ( chamou-a de Fonte), introduzindo o conceito de Ready Made, que é o transporte de um elemento da vida cotidiana para o campo das artes.
A atitude iconoclasta, típica dos dadaístas é questionadora, ou seja, crítica. Por trás disso há uma pergunta muito séria: o que transforma um objeto em obra de arte? Um mictório, no banheiro, é só um mictório; mas, quando exposto num museu, vira arte?
GARBOZZA Gustavo Dav, em 12/11/2009.

Bom, o M. Duchamp propôs questões bem interessantes, como afirmar que o gosto estético não passa de um hábito. Essa concepção o fez afirmar "será arte tudo o que eu disser que é arte". Ao ler isso, eu o achei pedante, mas seu reciocínio faz sentido: toda arte que nos foi legada é considerad arte justamente porque alguém disse e nós nos acostumamos a admitir isso como verdade.
Tanto suas palavras como suas produções tinham a intenção de chocar o público e desafiar os valores sociais, pois Duchamp acreditava que o artista não era aquele que dominava com maestria uma técnica e sim aquele que revela o novo, o inesperado, o que não é habitual.
VACCARELLI Etienne Cesar Rosa, em 12/11/2009

Apenas para lembrar o grau de complexidade que envolve a produção duchampiana, indico o livro, Marcel Duchamp, publicado pela Cosac&Naify: já a capa, do Waltércio Caldas expressa a importância da obra de Duchamp para a arte contemporânea. Também existe uma matéria da ISTO É de 16 de julho de 2008, que aborda o lado "curatorial" de Duchamp, incluindo uma organização de exposição no MAM SP em 1948, que acabou não dando certo.
MENDES Cristina, em 13/11/2009

Um comentário:

DEIXE SEU COMENTÁRIO, SERÁ UM PRAZER COMPARTILHAR COM VOCÊ
Saiba como utilizar para garantir a qualidade das discussões e do conteúdo:
Em respeito às regras de direitos autorais.
As imagens publicadas, deste blog levam os créditos das fontes. Ao copiá-las,credite a fonte,em respeito às regras de direitos autorais.
Sobre os comentários
Você é livre para comentar os artigos deste blog.
Os comentários serão publicados, mesmo que você discorde da opinião do autor, desde que atendam às seguintes condições:


1. Refiram-se ao assunto tratado na respectiva postagem e façam sentido em relação ao contexto a que se referem;

2. Respeitem leis e normas vigentes: não contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, preconceituoso, discriminatório, pornográfico, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, que desrespeite a privacidade alheia ou direitos de terceiros, ou que seja contrário à moral e aos bons costumes.

Um Abraço: Ronel Corsi

LICAR:Artes Plástica
http://ronelcorsiolharfamiliar.blogspot.com/2010/09/olhar-em-construcao.html