sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Olhar em Construção: Artes Visuais: Influências nas Artes Plásticas

"QUEIRA O ARTISTA OU NÃO, QUAISQUER QUE SEJAM AS FORMAS PRODUZIDAS POR ELE RESULTARÃO NECESSARIAMENTE NUM PROCESSO DE DISTANCIAMENTO DA NATUREZA"
OSTROWER, Fayga. Universos da arte Rio de Janeiro, Campus, 1997.p.309-10).

A arte alimenta a própria arte, disse Picasso,pintor espanhol, que aos 13 anos, viu pela primeira vez a Pintura de Velázquez, acompanhando seu pai curador de museu. Imagens e emoções que o levaram muito mais tarde , compor em suas tela, a série As Meninas.




"QUEIRA O ARTISTA OU NÃO, QUAISQUER QUE SEJAM AS FORMAS PRODUZIDAS POR ELE RESULTARÃO NECESSARIAMENTE NUM PROCESSO DE DISTANCIAMENTO DA NATUREZA"


OSTROWER, Fayga. Universos da arte Rio de Janeiro, Campus, 1997.p.309-1




Assim como Paul Cézanne, questionando a perspectiva clássica, mostra um novo modo de pintar, que mais tarde influênciou o Cubismo, Cezanniano, analitico e sintético, transformando Picasso ainda figurativo influenciado pelas mascaras africanas o artista elimina a profundidade e mostra alguns rostos, simultãneamente de frente e de perfil.



Assim como O FAUVISMO,tem suas influências nas pesquisas da pintura africana, trazidas pelo precursor Paul Gauguin, que por sua vez influênciado por Cezanne.



O Dadaísmo, tem sua origem em Zurique, na Suiça em 1916, apresenta ao mundo artistas como Marcel Duchamp, Francis Picabia, Max Ernest e Jean Arp, além de outros.



A arte do protesto que ironiza, provoca,, e nega, os conhecimentos e habilidades da estética tradicional aceita e admirada. Penso que para negar, denunciar e principalmente denunciar é foi necessário conhecer e muito, também conseguiram influênciar e provocar mudança de inúmeros valores.Acelera uma grande mudança no processo artístico da arte moderna e vários estilos modernos tem suas raízes no Dadaismo.Através da satira e critica a anti-arte vem suscitar novos valores podemos citar o Teatro do absurdo como reflexo desse movimento na linguagem teatral. Surge ainda o movimento naturalista simbolista, com os autores Bertold Brecht, Sartre e Lonesco.



Infuências tecnológicas e a arte na velocidade do mundo, os artistas Italianos Futuristas,não interessado em pintar um automóvel ou um trem, mas em captar em forma plástica a velocidade e o movimento descrito pelo objeto no espaço.Composições com características dinâmicas de ação.





O Dadaísmo influência o SURREALISMO, principio do automatismo psicológico , propiciou o aparecimento do Surrealismo em 1924 na França.Desta associação resulta que as obras criadas e nada devem à razão à moral ou própria preocupação estética.



Um comentário que se ouve com bastante frequência é que a arte moderna deforma demais. Daí, diz-se. decorrem as dificuldades por arte de nossos dias. Outro comentário, também frequente, é o de pessoas que lamentam não poder se dedicar a atividades artísticas porque jamais conseguiram desenhar direito. O que significa desenhar direito.... implica para esta pessoas ainda em nossos dias que a arte é ainda essencialmente imitativa. A arte não copia a natureza isso seria impossível, os próprios termos da linguagem não o permitiriam. Qualquer coisa que tentarmos desenhar, acompanhado pelas emoções e conhecimentos e influências do artista assim começa a abstrair.



Ronel Corsi



No Brasil a arte moderna mostra um maior grau de abstração no início da década de 1920, com as proposições dos artistas da vanguarda modernista. Pode-se dizer que a arte moderna aqui se implanta não por evolução, mas por revolução, pela vontade de se opor ao academicismo ainda existente. Sacrifica-se a realidade visual em beneficio da beleza dos elementos essêncialmente plásticos da composição.




Retrospectiva, Modernismo e suas manifestações no mundo



França

Paul Cézanne 1839-1906: IMPRESSIONISTA E PÓS IMPRESSIONISTA Diz “ A paisagem se pensa em mim”. A paisagem é seu pensamento e seu pensamento torna-se paisagem, pensamento visual, Cézanne sonha com os olhos da mente. Visões que se transmutam em formas, cores, texturas,tornando-se uma das principais referências ao questionar a ilusão e a profundidade, planeja retratar a natureza a partir das formas geométricas possibilita mais tarde o surgimento do Cubismo.



Holandez

Vincente Van Gogh 1853-1890- EXPRESSIONISTA, Van Gogh segundo Argan “O quadro não representa, o quadro é”. Artista de influência impressionista, uso de luz e cor, adquiriu o caráter expressionista , mostrando o que tinha dentro de si, em suas telas expressa os sentimentos humanos, dando forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à agustia, á prostituição e á miséria..Usando cores intensas mostrando a dramaticidade e a subjetividade.Tendências que se repetem na música , com as composições de Tchaikovsky e Verdi.



França

Paul Gauguim 1848-1903, segue características de Cézanne, estendo a área da consciência humana para alem do intelecto.As manifestações das cores em seus contrastes possibilitam mais tarde a formação do movimento Fauvismo, tendo como um dos precursores Braque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, SERÁ UM PRAZER COMPARTILHAR COM VOCÊ
Saiba como utilizar para garantir a qualidade das discussões e do conteúdo:
Em respeito às regras de direitos autorais.
As imagens publicadas, deste blog levam os créditos das fontes. Ao copiá-las,credite a fonte,em respeito às regras de direitos autorais.
Sobre os comentários
Você é livre para comentar os artigos deste blog.
Os comentários serão publicados, mesmo que você discorde da opinião do autor, desde que atendam às seguintes condições:


1. Refiram-se ao assunto tratado na respectiva postagem e façam sentido em relação ao contexto a que se referem;

2. Respeitem leis e normas vigentes: não contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, preconceituoso, discriminatório, pornográfico, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, que desrespeite a privacidade alheia ou direitos de terceiros, ou que seja contrário à moral e aos bons costumes.

Um Abraço: Ronel Corsi

LICAR:Artes Plástica
http://ronelcorsiolharfamiliar.blogspot.com/2010/09/olhar-em-construcao.html