Exibição completa
Mostrar toda a mensagemCAIXA Cultural apresenta: "Dalton Trevisan (en)contra o Paranismo"
De: caixacultural.pr@caixa.gov.br
Enviada: segunda-feira, 28 de setembro de 2009 14:24:41
Para:
1 anexo
image001.jpg (99,7 KB)
CAIXA Cultural apresentou
Teatro da CAIXA apresentou o lançamento de “Dalton Trevisan (en)contra o Paranismo”
Curitiba, 30 de setembro de 2009
Quarta 19h30
O livro “Dalton Trevisan (en)contra o Paranismo”, do jornalista e mestre em Teoria Literária Luiz Cláudio Soares de Oliveira, visa mostrar como a revista “Joaquim”, editada por Dalton Trevisan de 1946 a 1948, foi relevante para a evolução da arte no Paraná e para por fim ao ostracismo vivido pelos artistas paranaenses.
A revista questionou alguns nomes sagrados das letras e das tintas regionais, levantou polêmicas e abriu caminhos a novos artistas e integrou a produção paranaense ao resto do Brasil.
Pelas páginas passaram Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Mario de Andrade, Portinari, Di Cavalcanti, Otto Maria Carpeaux e Sérgio Milliet, entre outros. Desapareceu na 21ª edição, sem motivos esclarecidos. É considerada um marco histórico desta época, pois ao mesmo tempo enfrentou pensamentos locais dominantes e aproximou-se de um pensamento moderno que surgia no Pós - Segunda Guerra Mundial.
Será realizado um debate sobre o jornalismo cultural no Paraná com o jornalista e professor José Carlos Fernandes e o jornalista e escritor Otávio Duarte. Estarão expostos seis painéis que apresentam o conteúdo original da revista "Joaquim".
Luiz Cláudio Soares de Oliveira, natural de Curitiba, é jornalista, mestre em Teoria Literária e master em Jornalismo Digital. Editor da Gazeta do Povo online, já atuou como repórter e chefe de reportagem, além de ministrar palestrar sobre diversos assuntos relacionados ao jornalismo e mídias digitais.
Patrocínio CAIXA
__________________________________________________________________________________________________________________________
Serviço:
Lançamento do Livro “Dalton Trevisan (en)contra o Paranismo”
Local: Teatro da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Data: de 30 de setembro de 2009
Horários: quarta 19h30
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)
Caixa cultural
© 2009 Microsoft Privacidade Termos de uso Conta Comentários
Educação do Paraná
Banner, FERA- Festival de Arte da Rede Estudantil, 2007, foto, ilustração Desenho de Poty Lazarroto, caricaturando Dalton Trevisan. Cartazes posters das obras primas literárias de Dalton Trevisan- Materiais de pesquisa Acervo/ Biblioteca Pública do Paraná.
Dalton Trevisan
Nascido em 1925 é considerado, o maior contista moderno do Brasil. Possui um prestígio incomum nas maiores capitais do Brasil e no exterior. Editou a revista "Joaquim", uma homenagem a todos os Joaquins do Brasil. O periódico, tornou-se porta-voz de uma geração de escritores, críticos e poetas nacionais. Estudou Direito e trabalhou como repórter policial e crítico de cinema. Ao dedicar-se exclusivamente ao conto, (só teve um romance publicado: "A Polaquinha", Dalton tornou-se o maior escritor do gênero no Brasil. Em 1996, recebeu o Prêmio Ministério da Cultura de Literatura pelo conjunto de sua obra. Figura misteriosa por enclausura-se em casa e dificilmente dar entrevista, Dalton Trevisan, recebeu nome de "Vampiro de Curitiba", título de uma de suas obras. Muitos dos seus contos transformaram-se em espetáculos, entre eles, Uma Vela para Dario,A Filha Perdida, Morre Desgraçado, Balada das Mocinhas do Passeio e O Plano.
Programa produzido por equipe de formandos em Jornalismo da PUCPR, em 2008 como Trabalho de Conclusao de Curso. A série Literando conta com 8 programas sobre autores brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO, SERÁ UM PRAZER COMPARTILHAR COM VOCÊ
Saiba como utilizar para garantir a qualidade das discussões e do conteúdo:
Em respeito às regras de direitos autorais.
As imagens publicadas, deste blog levam os créditos das fontes. Ao copiá-las,credite a fonte,em respeito às regras de direitos autorais.
Sobre os comentários
Você é livre para comentar os artigos deste blog.
Os comentários serão publicados, mesmo que você discorde da opinião do autor, desde que atendam às seguintes condições:
1. Refiram-se ao assunto tratado na respectiva postagem e façam sentido em relação ao contexto a que se referem;
2. Respeitem leis e normas vigentes: não contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, preconceituoso, discriminatório, pornográfico, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, que desrespeite a privacidade alheia ou direitos de terceiros, ou que seja contrário à moral e aos bons costumes.
Um Abraço: Ronel Corsi
LICAR:Artes Plástica
http://ronelcorsiolharfamiliar.blogspot.com/2010/09/olhar-em-construcao.html